Maria, M√£e de Deus

maria_mae_de_deus

Medidas: 18x28 cm (LxA)

Peso Aproximado: 130g


História

01 de Janeiro

Iniciamos o ano sob a proteção de Maria, Mãe de Deus e nossa mãe. Neste dia dedicado à Paz, em Nossa Senhora temos a garantia de que o Deus da Paz, Senhor da História, Deus Рconosco, há de nos valer na busca do diálogo, da compreensão e da fraternidade entre os povos.

O povo de Deus celebra hoje a festa de Maria Sant√≠ssima, M√£e de Deus. Trata-se da primeira festa mariana que surgiu na Igreja do Ocidente. E proclama que Maria √© verdadeiramente a M√£e √© verdadeiramente a M√£e de Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Esta verdade de f√© foi proclamada solenemente no Conc√≠lio de √Čfeso, em 431, e mantida at√© nossos dias.

Com a encarna√ß√£o de Jesus, imagem perfeita do Pai, o Deus-amor se compromete radical e definitivamente com o homem. E seu amor √© t√£o verdadeiro que ele ofereceu sua vida na cruz para que tiv√©ssemos vida e vida em abund√Ęncia. E tudo isto se tornou poss√≠vel porque Maria disse “SIM” a Deus que se fez homem, carne de nossa carne e sangue de nosso sangue, no seu seio bendito.

Deus realiza grandes coisas naqueles que, como Maria, n√£o se ap√≥iam em suas pr√≥prias a√ß√Ķes, tampouco colocam como base e garantia de sua vida a abund√Ęncia dos bens materiais, mas abrem o cora√ß√£o a Deus, o aceitam e se comprometem com ele e com os outros.

Oração

Sob a vossa proteção nos colocamos, Santa Mãe de Deus.

N√£o desprezeis as nossas s√ļplicas, em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, √≥ Virgem gloriosa e bendita!

 

(O Conc√≠lio de √Čfeso, n. 431, defendeu esta verdade contra Nest√≥rio, que tinha reduzido Maria √† m√£e de um homem, e definiu Maria como ‚ÄúM√£e de Deus‚ÄĚ.)