Santa Clara

santa_clara

Medidas: 18x28 cm (LxA)

Peso Aproximado: 130g


História

11 de Agosto

Ela nasceu em Assis, em 1193. Conterrânea de São Francisco de Assis, Clara foi sua discípula e fiel intérprete de seu ideal ascético. De família nobre, dotada de extraordinária beleza e possuidora de muitas riquezas, Clara, aos 18 anos, fugiu de casa para se consagrar a Deus, mediante uma vida de absoluta pobreza, a exemplo de Francisco de Assis.
Juntamente com Inês, sua irmã mais jovem e outras companheiras, Clara instalou-se no Oratório de São Damião. Era o início das Clarissas. Procuravam em tudo viver o ideal franciscano da pobreza. Atualmente somam cerca de umas 19 mil religiosas, espalhadas por todo o mundo.
Contam os Fioretti que um dia Francisco mandou dizer à Clara que rezasse a Deus para que ele pudesse saber o que mais agradava a Deus:
- dedicar-se à pregação ou à oração.
Depois de muita oração, o mensageiro levou a resposta a Francisco:
- Tanto a frei Silvestre como a irmã Clara e sua irmã, Cristo respondeu e revelou que sua vontade é que vás pelo mundo a pregar, porque ele não te escolheu para ti somente, mas ainda para a salvação dos outros!
Com frei Masseo, São Francisco se pôs a caminhar conforme o Espírito o movia… Pregou a muitos com muita unção… As aves do céu faziam silêncio para que o Santo pudesse falar…

Oração

Por intercessão de Santa Clara, que o Senhor Todo-Poderoso me abençoe e me proteja; que ele volte para mim seus olhos misericordiosos e me dê a paz. Santa Clara, invoco vossa proteção, lembrando vossa pobreza, simplicidade, espírito de oração e união com o Senhor. Vós sois, para todos nós, um sinal de paz, de bondade e de compreensão para com o próximo. Por isso, pedimos vossa proteção e que o Senhor derrame não só sobre mim, mas sobre todas as pessoas necessitadas, suas copiosas graças e, depois desta vida, nos conduza ao céu em vossa companhia e de todos os santos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.