São Benedito

sao_benetido

Medidas: 18x28 cm (LxA)

Peso Aproximado: 130g


História

31 de Março

Ele é, certamente, um dos santos mais populares do Brasil, cuja devoção nos foi trazida pelos portugueses. Nasceu por volta do ano 1526, em São Filadelso, nas proximidades de Messina, na Silícia. Filho de escravos, foi alforriado por Manasseri, um professor siciliano.

 

São Benedito, chamado Santo Mouro, era negro. Trabalhou como pastor de rebanhos e, com o fruto de seu trabalho, provia o próprio sustento e ajudava os pobres. Aos 21 anos, a convite de Jerônimo Lanza, tornou-se eremita.

 

Após a morte de Jerônimo, foi escolhido para superior do eremitério. Com a extinção do eremitério por Pio IV, o Santo Mouro passou a viver como irmão leigo no convento de Santa Maria de Jesus, dos frades Capuchinhos. Ali exerceu por muito tempo o ofício de cozinheiro.

 

Em 1578 foi nomeado guardião ou superior do convento, cargo que aceitou com muita resistência por ser analfabeto. Foi admirado por todos, a todos dedicando profundo respeito, amor desinteressado, condescendência pelas faltas e fraquezas alheias, zeloso e carinhoso com os doentes e necessitados, terno e sábio.

 

Possuía o dom de penetrar as mentes e os corações. A tradição popular enriqueceu sua vida com numerosos milagres. Terminou os seus dias como cozinheiro. Morreu no dia 04/04/1589.

Oração

Deus Nosso Pai, que fizestes de São Benedito um incansável confessor da fé, com toda a confiança venho implorar a vossa proteção. Que a exemplo de São Benedito possamos amar profundamente o próximo, aceitá-lo com com paciência e respeitá-lo com as suas fraquezas e limitações. Que saibamos ainda ajudar e amparar os necessitados, os desabrigados, os desempregados e marginalizados de nossa sociedade. Que a vossa sabedoria, ó Deus, nos acompanhe nesse trabalho de acolhimento aos sem-voz e sem-vez. Nós vos pedimos: dai-nos a simplicidade de vida, o discernimento do Espírito, a coerência entre o que somos e que fazemos. Assim, possamos participar e comungar do vosso Reino, pois ao simples revelais o vosso Evangelho de amor. São Benedito, rogai por nós. Amém