São João Batista

sao_joao_batista

Medidas: 18x28 cm (LxA)

Peso Aproximado: 130g


História

24 de Junho

Ele era filho de Zacarias e de Santa Isabel. Chamava-se “Batista” pelo fato de ser um “batizador” (cf. Lucas 03, 03). João cujo nome significa “Deus é propício”, veio à luz em idade avançada de seus pais (cf. Lucas 01, 36). Parente de Jesus foi o precursor do Messias.
É João Batista que aponta a Jesus, dizendo: – Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Dele é que eu disse: – Depois de mim, vem um homem que passou adiante de mim, porque existia antes de mim. (João 01, 29ss)
“De si mesmo deu este testemunho: – Eu sou a voz do que clama no deserto: – Endireitai o caminho do Senhor…” (João 01, 22ss)
São Lucas, no primeiro capítulo de seu Evangelho, narra a concepção, o nascimento e a pregação de João Batista, marcando assim o advento do Reino de Deus no meio dos homens.
A Igreja o celebra desde os primeiros séculos do cristianismo. É o único santo cujo nascimento (24/06) e martírio são envocados em duas solenidades pelo povo cristão.O seu nascimento é celebrado pelo povo com grande júbilo:
- cantos e danças folclóricas, fogueiras, quermesses fazem de sua festa uma das mais populares e queridas de nossa gente.

Oração

São João Batista, voz que clama no deserto: "Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias", ajudai-me a ter uma constante atitude de conversão para sermos dignos daquele que  anunciastes com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo".São João Batista, concedeinos ainda a graça que hoje vos pedimos (fazer o pedido).São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós.