São Vicente de Paulo

sao_vicente_de_paulo

Medidas: 18x28 cm (LxA)

Peso Aproximado: 130g


História

27 de Setembro

Ele nasceu no dia 24 de abril do ano 1581, em Gascony, França. Seus pais eram proprietários de um pequeno sítio e tinham seis filhos. Quando menino, Vicente tinha como obrigação cuidar do rebanho…

 

Em 1588, foi estudar junto aos franciscanos, cujos estudos foram pagos por um advogado chamado Comet.

 

Em 1596, foi estudar teologia em Toulouse. Desta vez, seu pai foi obrigado a vender uma junta de bois para pagar as despesas do filho. Aos 19 anos, foi ordenado sacerdote. Sua vida foi tecida por lances extraordinários. Assim, pouco depois de ter sido ordenado sacerdote, caiu prisioneiro dos turcos, foi vendido como escravo, passando dois anos em Tunes nessa condição. De regresso a Paris, tornou-se capelão e conselheiro de

 

Margarida de Valois.

 

A partir daí, Monsieur Vicent começa a ter livre acesso aos nobres, recebendo vultosas quantias que emprega em sua obra missionária e assistencial:
- criação de seminários, hospitais para os pobres, centro de amparo para os jovens abandonados etc. Tinha como diretor espiritual o Pe. Berulle, fundador dos Oratórios, que o orientou para descobrir qual era vontade de Deus a seu respeito. Numa paróquia na periferia de Paris, chega à conclusão de que a vontade de Deus é que trabalhe em favor dos pobres.

 

Em 1626, dá início à Congregação da Missão, cuja finalidade era dedicar-se ao serviço dos desamparados:
- camponeses crianças abandonadas, idosos, doentes como também à formação do clero e pastoreiro dos fiéis afastados da religião.
Juntamente com Santa Luísa de Marillac fundou a congregação das irmãs da Caridade ou Irmãs Vicentinas, tão conhecidas pelo apostolado que exercem em hospitais, asilos, orfanatos, manicômios etc.

Oração